Coordenador : Adriana da Cunha Faria Melibeu
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389123.2199.86178.23022023
Departamento/Setor: GNE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. Assim como, alunos de graduação e pós-graduação com o objetivo de fomentar vocações nas áreas de ciências, além do público em geral, homens e mulheres. Devido ao caráter digital da iniciativa, prevemos um público bem diverso.
Local de atuação: Após a pandemia da Covid-19, esse projeto foi adaptado para o formato online. Neste ano estamos nos organizando para irmos em escolas de Niterói e Rio de Janeiro e outros municípios do Estado do Rio.
Objetivo
Objetivos Gerais: Nosso objetivo geral é sensibilizar e divulgar a importância de diminuir as forças invisíveis que dificultam meninas e mulheres a alcançarem seus objetivos e seguirem seus desejos. Objetivos Específicos: Produção de material de cunho audiovisual (entrevistas) com meninas e mulheres pertencentes às diversas áreas das ciências e de diferentes regiões do país; Divulgar as entrevistas no nosso canal na plataforma Youtube ; Realizar pesquisas bibliográficas e produzir materiais de divulgação científica sobre mulheres cientistas que fizeram a diferença no mundo das ciências, suas contribuições e seus obstáculos; trazendo questionamentos necessários sobre o papel da mulher na sociedade; Manter as plataformas digitais utilizadas ( youtube, instagram e TikTok) ativas com publicações semanais. Assim como a nossa página institucional ( http://meninasnasciencias.uff.br/) Realizar reuniões de grupo com todos os membros da equipe a fim de discutirmos a temática de mulheres nas ciências
Resumo
O projeto Meninas nas Ciências que tem como objetivo principal dialogar com mulheres em geral, trazendo conhecimento sobre mulheres de diferentes regiões do Brasil e do mundo, assim como, de diferentes áreas das Ciências aumentando a consciência e a importância de se reduzir as forças que as dificultam a alcançar seus objetivos e seguir seus desejos, bem como, inspirar outras pessoas. Pelo quarto ano, seguimos com nossas ações no formato remoto. Na primeira edição, em 2020, publicamos 30 entrevistas em nosso canal do Youtube. No ano de 2021, publicamos 35 entrevistas e realizamos um evento de final de ano ( de final de ano com as meninas nas ciências) que contou com a presença das Profas Lindamir Casagrande (UTFPR) e Katemari Rosa (UFBA) e das doutorandas Virgínia Codá e Pietra Dolamita, primeira mestra indígena formada pela Universidade Federal de Pelotas. Em 2021 e 2022, nossa experiência foi publicada no Catálogo de Tecnologias Sociais da AGIR-UFF. Neste ano, temos uma previsão de lançar 40 entrevistas até o final do ano. Nosso canal do youtube conta com 359 inscritos, nossos conteúdos estão nas principais plataformas de Podcast e nossa página do Instagram possui 1.942 seguidores e 243 publicações, tanto de divulgação das entrevistas quanto da divulgação sobre mulheres nas ciências e outras iniciativas. Nossa equipe é multidisciplinar, formada por professoras, alunas de graduação e PG. Seguimos com a parceria com a Dra Valeria Borges da Fiocruz-BA que vem contribuindo tanto para a formação de pessoas quanto para a geração de conhecimento.